Livro Inteligência Socio emocional Augusto Cury
Augusto Cury oferece aos leitores ferramentas contra algumas das piores epidemias da atualidade: a ansiedade, a solidão, a depressão e o estresse, males que acometem cada vez mais jovens.
Criado originalmente como um método pedagógico para ser aplicado em sala de aula – e que de fato está presente em mais de mil escolas espalhadas pelo país –, o programa Escola da Inteligência é uma ferramenta inovadora para ajudar nossos filhos e alunos a enfrentar com resiliência e criatividade os desafios da vida.
A partir dos princípios da inteligência socioemocional – ser autor da própria história, gerenciar os pensamentos, administrar e proteger a emoção, trabalhar os papéis da memória e formar mentes brilhantes –, podemos aprimorar nossas habilidades para nos tornarmos pais inspiradores e professores encantadores, mais aptos a formar indivíduos felizes e tranquilos.
Autor do clássico Pais brilhantes, professores fascinantes e consagrado como um dos maiores escritores brasileiros nas áreas de psicologia social e ciências da educação, Augusto Cury ensina como estimular nos jovens a consciência crítica, a inteligência emocional, a saúde psicossocial e o cultivo das relações interpessoais.
Informativo e transformador, este livro é o primeiro passo para uma nova geração de pensadores mentalmente livres e emocionalmente saudáveis.
Lançamento 05/08/2019
Formato 16 x 23 cm
Número de páginas 144
Peso 200 g
Acabamento brochura
ISBN 978-85-431-0801-8
EAN 9788543108018
Trecho do Livro Inteligência Socioemocional Augusto Cury:
Conhecimento é poder, mas excesso de conhecimento é lixo mental
A era das trevas emocionais, ou do esgotamento cerebral, tem muitas causas. Uma delas é o excesso de informação. Veja isto. Um jornal de grande circulação hoje tem mais informações do que as que um ser humano médio adquiria durante toda a sua vida em séculos passados. Isso não é sustentável para o cérebro humano. Falo em conferências em muitos países. É preocupante constatar, em nações tão distintas, da Romênia à Colômbia, dos Estados Unidos a Angola, a quantidade de sintomas psíquicos e psicossomáticos que as pessoas desenvolvem. Você tem cefaleia? Tem dores musculares? Tem taquicardia, hipertensão arterial ou queda de cabelo de fundo emocional? Seu cérebro está gritando através desses sintomas: “Não suporto mais! Mude seu estilo de vida!” Mas quem ouve a voz do próprio cérebro?
A era das trevas emocionais, ou do esgotamento cerebral, tem muitas causas.
Uma delas é o excesso de informação.
Se os pais não sabem proteger o próprio cérebro, se facilmente se estressam, se não cuidam da própria saúde física e mental, como levarão os filhos a cuidar da deles? Se os professores vivem agitados e tensos, se não sabem fazer a respiração constante – uma das técnicas de ouro da gestão da emoção, pensando “minha paz vale ouro, o resto é insignificante” –, como ensinarão seus alunos a experimentar o sabor da tranquilidade e da calma?
Ao contrário da Idade Média, na era digital o conhecimento se expandiu assustadoramente. No passado, todo o conhecimento mundial duplicava a cada dois ou três séculos, mas hoje dobra a cada ano e logo dobrará a cada mês. Isso não é incrível? Mas há graves consequências! Esse conhecimento raramente se transforma em experiência, e a experiência raramente se transforma em habilidades, como pensar antes de reagir, ter empatia, autocontrole e bom humor para nosso Eu ser capaz de dirigir seu próprio script.
Conhecimento é poder! Sim, mas o excesso de conhecimento não utilizado é lixo mental, produz a síndrome do pensamento acelerado (SPA), agitação psíquica, sofrimento por antecipação, baixo limiar para suportar frustrações, fadiga física, dores de cabeça e outros sintomas.
O excesso de informação gera mentes estéreis, pois novos conhecimentos nascem nos solos das perguntas, não nas imensas planícies das respostas. As escolas e universidades em todo o globo estão viciadas em dar as respostas prontas. Intoxicam os alunos com 99% de respostas e um ínfimo 1% de perguntas. Só perguntam nas provas e raramente durante o processo de aprendizado. Não ensine o que é a força gravitacional, estimule os alunos a pensar sobre a atração dos objetos, sobre o movimento dos planetas. E depois faça a ponte do ensinamento clássico com a vida. Que força os atrai uns aos outros? Que características dos outros os repelem? De vez em quando você repele a si mesmo, tem baixa autoestima?
- autor: católico
- ano da publicação: 2020
- Tipo da capa: normal
- Tipo: Livro
- Tipo: Livro
- Título do livro: Livro Inteligência Socioemocional - Augusto Cury
- Indíce: sim
- Indíce: sim
- Quantidade: 1
- Quantidade: 1
- Peso: 270
- Peso: 270
- Largura: 15
- Idiomas: Português
- Idiomas: Português
- Gênero: Religioso
- Gênero: Religioso
- Tamanho: único
- Cor: sem cor
- Cor: sem cor
- Marca: Sextante
- Marca: Sextante
- Data de Publicação: 2022-05-12T00:00:527